Google

Academia Música Tarouca


CURSO LIVRE
O curso livre contempla apenas a aula de instrumento (1 hora semanal).
A avaliação é de carácter informal.


NOTA: Pré-iniciação para idades inferiores a 6 anos.


Em 2002, José Emídio Cardoso criou a Orquestra de Sopros Académica, com o intuito de dar uma formação aos alunos preparando-os para a Orquestra Ligeira da Câmara Municipal de Tarouca. Dentro deste período foi criada ainda uma Orquestra de Câmara que durante vários anos efectuou numerosos concertos.Em 2004/2005 a Câmara Municipal de Tarouca chama a si a gestão da Academia, cria novas instalações, conferiu o cargo de Director ao Prof. José Cardoso, aumenta o corpo docente e insere o estudo de novos instrumentos: violino, acordeão e ballet. Foi ainda realizada nesse ano uma Masterclasse de trombone pelo Exmo. Professor Scarpa.


CONTACTOS
Av. Restauradores do Concelho
3610-018 Tarouca

E-mail: academiamusica_trc@live.com.pt

Telefone: 254 678 645


Em 2006/2007 foi criado o curso de guitarra dedilhada e bateria, uma Orquestra Infantil e uma Orquestra de Acordeões que apresentaram vários trabalhos em diversos Concelhos. Neste período, o Director José Cardoso conclui a obra destinada à Formação Musical no âmbito do desenvolvimento rítmico, polirrítmico e de leitura em quatro claves, oferecendo os direitos Autorais à Câmara Municipal de Tarouca. Essa colectânea tem sido, desde então, a base para a Formação Musical.


Em 2007/2008 é criada uma Orquestra de Sopros constituída não só pelos alunos da Academia como também por elementos representantes de todas as Bandas Filarmónicas do Concelho, em actividade. A sua primeira apresentação teve como Maestros os Professores Artur Costa, Ricardo Fonseca e José Cardoso. Nesse concerto interpretaram-se obras como Fanfarra para um Homem Comum de Aron Copland; Concertino de Weber; Suite e Mi bemol de Gustav Holst e improviso de Adácio Pestana; Xutos Medley II - Arr. De Luís Cardoso e Tempo que Passa de José Cardoso. Desde a abertura da Academia, vários alunos desta foram admitidos noutras instituições de Ensino da Música - Escola Profissional de Música de Mirandela; Conservatório Regional Dr. Azeredo Perdigão, Viseu; Escola Profissional de Música da Covilhã - onde prosseguiram os seus estudos.

ORGANIZAÇÃO INTERNA



ÓRGÃOS DE GESTÃO

Câmara Municipal de Tarouca
Director Pedagógico: José Emídio Cardoso
Director Executivo: Telmo Gouveia


CORPO DOCENTE

Formação Musical: José Cardoso;
Classe Conjunto:
Côro – Telmo Gouveia;
Orquestra Infantil- Artur Costa;
História da Música Ocidental: Telmo Gouveia;


INSTRUMENTOS/ESPECIALIDADE

Piano: Irina Sokolova;
Guitarra: Telmo Gouveia;
Violino: Irina Sokolova;
Saxofone: Ricardo Fonseca;
Clarinete: Artur Costa;
Tuba: Rafael Badajós;
Flauta Transversal: José Cardoso;
Trompete: José Humberto;
Trombone: Rafael Badajós;
Bombardino: Rafael Badajós;
Acordeão: José Cardoso;


Curso Oficial
Curso composto por uma vertente prática e outra teórica, obedecendo a um plano curricular com a duração de 8 anos.Estão disponíveis os seguintes cursos:Violino; Piano; Guitarra; Saxofone; Trompete; Trombone; Bombardino; Tuba; Trompa; Clarinete; Flauta Transversal; Acordeão.


Plano Curricular
Foi no ano de 1999 que o actual Director, José Emídio Cardoso, aceitou o repto lançado pelo então Presidente da Junta de Freguesia de Tarouca, o Exmo. Sr. Flávio Gouveia, seguido do Exmo. Presidente da Câmara e de outros órgãos autárquicos, em criar uma Academia de Música. Esta, apesar do carácter particular, iniciou com Programa Oficial nas três disciplinas que o compunham: Formação Musical, Classe Conjunto e Instrumento. Aceitar este projecto, constituiria um desafio, tendo em conta que não havia por parte dos pretendentes à frequência dos diferentes cursos, a noção do que se iria exigir deles. No ano lectivo 2000/2001, as instalações passaram da Sociedade Filarmónica de Tarouca, para a então Associação da Juventude, onde funcionou sob a Direcção da referida Associação até ao fim do ano lectivo 2004/2005.
(Fonte: Município Tarouca)

Sem comentários:

Enviar um comentário