Google

Vila Chã da Beira

Situada no extremo nascente do território municipal, confrontando com os municípios de Moimenta da Beira e de Armamar tem uma orografia um pouco acidentada, se bem que a localização do aglomerado populacional se verifique em local bastante amplo e de significativa “chã”. Talvez advenha daí a referência toponímica que se mantém, ao longo dos tempos, na sua designação, de parceria com a outra Vila que não se referirá aqui a uma hipotética hierarquia, mas sim à génese da sua fundação villa.

A antiguidade da ocupação humana é demonstrada, de entre outros vestígios, pelas sepulturas cavadas na rocha, nos lugares de Cabo e Laje, já muito adulteradas, a indiciar verdadeiras necrópoles.

Vila Chã da Beira é uma freguesia airosa, onde subsiste o núcleo antigo em redor da Capela de S. António.

Tem uma amplitude de horizontes extraordinária, quer para poente até Santa Helena; sul, pelas terras do maciço da Nave e, norte até ao Marão e Alvão. Miradouro extasiante é o que se desfruta do alto da Costa, da Capela da Senhora do Calvário, que remata uma “Via Sacra” em granito.
Beba na Fonte de Cima, água pura, da maior leveza, da qual se afirma que, quem a bebe, não deixa de voltar!
Pontos de Interesse:
Capela de Santo António - local onde repousam os restos mortais do Padre Julião, cujo corpo ainda incorrupto, o povo venera;
         

 


Sepulturas antropomórficas
- túmulos escavados nas rochas que indiciam a existência de antigas necrópoles;


 
                          

Sem comentários:

Enviar um comentário