Google

Gouviães


Situada no extremo noroeste do concelho, dista 7 Km da sede do concelho. A freguesia é um grande outeiro, de um cume pedregoso descendo a Noroeste para o vale de Ferreirim, e caindo mais rapidamente para o vale do Varosa que a limita a Sudeste. Daquela banda fica a povoação de Eira Queimada. Esta freguesia é formada pelas povoações de Gouviães, Eira Queimada e Ponte de Ucanha.

A freguesia não surgiu antes do séc. XVI, embora se denote prevista cerca de 1520. Posteriormente aparece, tal como Dalvares, uma filial de S. Pedro de Tarouca, curato de apresentação da Igreja da vila, sob orago de Santa Maria Madalena.

A agricultura é a principal ocupação dos habitantes de Gouviães: cereais (centeio e milho), batata e árvores de fruto, principalmente oliveiras.


Pontos de interesse:
Casa do Paço ou da "Honra de Gouviães" - residência senhorial que teria pertencido a  Paio Cortês, monteiro-mor de D. Afonso Henriques;

Capela de S. Bento (em Eira Queimada) - datada de 1680, encontra-se localizada no interior da Quinta de     S.Bento. Nas proximidades existe uma sepultura escavada na rocha;  
Via Medieval - troço lajeado, em bom estado, da via que, passando pela Ponte de Ucanha, seguia de Lamego até Trancoso.

Sem comentários:

Enviar um comentário