A Guarda Nacional Republica identificou 640 idosos na área de jurisdição do Destacamento Territorial de Lamego a viverem sozinhos e/ou isolados. Em Tarouca residem 118.
A Operação “Censos Sénior 2012”, assim designada, decorreu entre 15 de Janeiro e 29 de Fevereiro e visou a recolha de dados para efeitos de avaliação do risco e recolha de informação sobre os idosos.
De acordo com a nota informativa enviada ao Tarouca Hoje, o concelho de Cinfães foi o que registou maior número idosos a viver sozinhos e/ou isolados, com 203, seguido de Lamego, com 156, Tarouca, com 118, Armamar, com 108 e, na cauda da lista surge Resende, com 55 idosos identificados.
A secção de Programas Especiais do Destacamento Territorial de Lamego realizou ainda múltiplas ações na sua área de responsabilidade, transmitindo a idosos medidas preventivas e procedimentos de segurança a seguir aquando da ocorrência de diversos crimes que são praticados sobre estes, como o furto no interior das suas residências, roubo por esticão e as burlas.
Os 75 militares envolvidos na operação alertaram também para os cuidados a ter em caso de abordagem por estranhos, pessoalmente e por telefone e, a par, foram deixados panfletos e enumerados alguns conselhos sobre a segurança em casa relativamente a portas, janelas e também na rua.
(Fonte: Tarouca Hoje)
Sem comentários:
Enviar um comentário