O Museu de
Lamego e o Mosteiro de Santa Maria de Salzedas encheram esta quinta e
sexta-feira para ouvir os Cantares dos Trovadores Galaico-Portugueses.
Numa extraordinária reinterpretação contemporânea de Gisela Cañamero e
José Manhita, da “arte pública”, ouviu-se uma sequência de poemas desde a
donzela apaixonada à mulher casada, do diálogo entre mãe e filha à fuga
desta para o encontro amoroso, do amor correspondido à relação
defraudada.
No Museu
de Lamego, a sala Grão Vasco foi o palco escolhido. Num cenário
seiscentista, o público recuou quatro séculos e durante cerca de uma
hora viajou pelas origens da literatura portuguesa, onde as Cantigas de
Amigo foram rainhas.
No Mosteiro de Santa Maria de Salzedas, a sacristia foi pequena para acolher os alunos que quiseram ouvir poesia. Ora
musicadas, ora declamadas, as Cantigas de Amigo entoaram para cerca de
150 pessoas, entre alunos e público em geral, recordando o tempo em que
os homens se colocavam na pele das mulheres para lhes darem a voz que
lhes era negada pelo analfabetismo.
Numa
vertente altamente pedagógica, Gisela Cañamero teve oportunidade de
explicar ao público escolar a importância do estudo do berço da língua
portuguesa que está, precisamente, na literatura do séc. XII, evocando
ainda as Cantigas de Amor a as Cantigas de Escárnio e Maldizer.
Numa
performance onde não faltaram as leis do amor, publicadas por André
Capelão (séc XII) em «Tractatus de Amore», os dois atores foram muito
aplaudidos pelo público, que foi presenteado com uma interpretação no
português contemporâneo, que pôde acompanhar no original, através de um
caderno elaborado para o efeito.
João
Garcia de Guilhade, Pero Viviães, João Airas de Santiago ou Martim de
Guinzo foram alguns dos trovadores recordados ao longo das quatro
sessões da performance, em Lamego e Salzedas, pelas vozes de Gisela
Cañamero e José Manhita, celebrando o Berço da Poesia Portuguesa, na
perspectiva dos homens que se colocaram na pele das mulheres para
sentirem, por elas, as «coitas de amor».
(Fonte: Vale do Varosa)
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