Google

TAROUCA - AVISO À POPULAÇÃO TRANSPORTES - CARREIRAS PÚBLICAS



AVISO À POPULAÇÃO
TRANSPORTES - CARREIRAS PÚBLICAS
Na passada quinta-feira, 2 de abril de 2015, a empresa Transdev deu conhecimento aos seus passageiros que deixaria de efetuar um conjunto de carreiras publicas no concelho de Tarouca e os circuitos com destino a Lamego e Moimenta da Beira terminam ou iniciam no limite do Concelho (Rossas e Granja Nova, respetivamente).
Informou ainda, a Transdev, que manterá diariamente um circuito entre Lamego - Moimenta da Beira e Moimenta da Beira - Lamego, no entanto os autocarros, ao contrário do que anteriormente sucedia, não irão ao centro de Mondim da Beira, nem ao centro da cidade de Tarouca.
Considerando os elevados custos e os reduzidos níveis de segurança (autocarros com idade superior a 16 anos, falta de vigilantes e a falta cadeirinhas de crianças), a autarquia no mês de dezembro de 2014, convidou 3 empresas, entre as quais a empresa que fazia o serviço até essa data, para apresentarem propostas para a realização dos transportes escolares.
Era urgente a redução de gastos neste serviço, uma vez que os valores cobrados pela empresa eram muito elevados. A referida empresa recusou-se a apresentar qualquer proposta e, em janeiro, o serviço de transportes escolares iniciou-se com viaturas do Município e de outros prestadores de serviços, sendo hoje possível afirmar que nos dois primeiros meses de 2015 a poupança foi de aproximadamente 34 mil euros, uma média de 17 mil euros/mês.
De imediato, a referida empresa apresentou em tribunal uma providência cautelar contra o Município de Tarouca, alegando ter direito à realização do serviço de transportes escolares, tendo o tribunal já proferido a sentença, que veio dar razão a esta Autarquia, numa decisão assente na poupança de gastos e na melhoria significativa da segurança das nossas crianças.
Assim,
• Sendo conhecedores da efetiva necessidade de transporte publico entre Tarouca - Lamego e Lamego - Tarouca;
• Sendo conhecedores, desde a passada quinta-feira, 2 de abril de 2015, que a empresa Transdev deixou de prestar este serviço a todos os Tarouquenses;
• Sabendo que o serviço de transporte coletivo é um serviço público a que todos deverão ter direito,
O Município de Tarouca informa que a partir de amanhã, 7 de abril de 2015, garantirá o serviço de transporte entre Lamego e Tarouca, nos seguintes horários:
7h50 - Tarouca - Lamego
17h00 - Lamego - Tarouca
Assegurará igualmente o transporte entre Rossas e Tarouca para os autocarros que saem de Lamego às 12h00, às 13h45 e ás 19h00.
Mais informa que esta empresa tem concessão de serviço de carreira publica até 2017 e, unilateralmente, cancelou os transportes públicos sem dar tempo ao Município de definir novos circuitos de carreira publica, pelo que a autarquia irá apresentar a devida contestação junto das entidades competentes.
Qualquer dúvida ou esclarecimento adicional poderá ser obtido através do telemóvel 938 559 051 ou nos Paços do Concelho.
O Presidente da Câmara Municipal,
Valdemar de Carvalho Pereira

Sem comentários:

Enviar um comentário