Os agricultores da região Távora-Varosa já têm à sua disposição uma moderna unidade de transformação de baga de sabugueiro, apetrechada com equipamento de frio que permite que este produto, colhido nos meses de Agosto e Setembro, seja processado e armazenado em condições adequadas com vista à sua exportação.
A criação da Régiefrutas visa dar um novo impulso ao sector agrícola, com a dinamização de produtos regionais, em particular a baga de sabugueiro, integrando um plano mais amplo de desenvolvimento estratégico da região.
A importância da concretização deste investimento, cujo valor ascendeu a 3.900.000 euros, levou o Ministro da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas, António Serrano, a deslocar-se à nova unidade industrial, a 20 de Janeiro último, para presidir à cerimónia de inauguração. Vocacionada sobretudo para a exportação, a construção da unidade de transformação da baga de sabugueiro na região do Douro é, na opinião de Francisco Lopes, Presidente da Câmara Municipal de Lamego, “de primordial importância para os nossos agricultores, sendo um bom exemplo da sua capacidade empreendedora e da colaboração profícua entre diferentes autarquias”. O autarca sublinha ainda que a participação pública na criação deste equipamento está devidamente alicerçada, em termos de viabilidade económico-financeira, o qual contou com financiamento comunitário.
De acordo com os seus estatutos, a Régiefrutas tem por objecto social a recolha, concentração, transformação, conservação e armazenagem de produtos horto-frutícolas provenientes das explorações dos cooperantes associados, em particular da baga de sabugueiro. A nova entidade poderá ainda promover e realizar acções de formação e proceder à instalação e à prestação de serviços aos seus membros, nomeadamente de índole organizativa, técnica, tecnológica, económica, financeira, comercial, seguros, administrativa e associativa.
Para além dos Municípios de Lamego e Tarouca, prevê-se que em breve outras autarquias da região passem a integrar esta cooperativa que veio substituir a Organização de Produtores Agrícolas do Varosa.
Sem comentários:
Enviar um comentário