Google

Mondim da Beira

Situada em pleno coração do concelho, na margem direita do rio Varosa, dista cerca de 5 quilómetros da cidade  de Tarouca. É formada pelas povoações de Mondim de Baixo, Mondim de Cima, Almodafa, Ponte Nova e Outeiro.

A origem de Mondim remonta à pré-história onde existiu um Castro, grande e de impressionante fortaleza cujos restos mostram, ainda, em largas extensões, as suas bem constituídas muralhas.

D. Manuel I, em Lisboa, a 22 de Agosto de 1514, deu o "foral ao concelho de Mondim do mosteiro de Sam Joham de Tarouca". Nunca houve foral anterior, mas é perfeitamente crível que tivera cartas de foro passadas pelo mosteiro.

Assim persistiria o concelho até que, em 1834, foram fulminadas pelo governo liberal as ordens religiosas.

Acabado o mosteiro, acabou o senhorio no concelho, e Mondim até lucrou, isto é, o seu concelho, não tendo sido extinto, viu-se acrescido com todo o de Ucanha.
Constituído por oito freguesias, manteve-se concelho até 26 de Junho de 1896, altura em que foi extinto.
Pontos de Interesse: 
Castro de Mondim - povoado fortificado proto-histórico dominando vastos horizontes sobre a bacia do Varosa;
Ponte Românica -  situada na via medieval que ligava Mondim da Beira a S. João de Tarouca;
          

Pelourinho - decorado com figuras humanas, apresenta na face  sul um escudo com as armas de Portugal;
          



Arco de Paradela - arco memorial da Idade Média, associado à passagem do cortejo fúnebre do conde D. Pedro de Lalim  para S. João de Tarouca;
          


Igreja Matriz Construção do séc. XVII, no interior são de realçar os altares laterais de barroco e a tribuna do altar-mor;
          

Sem comentários:

Enviar um comentário