Domingos Nascimento, representante da PSB, escreveu o texto que abaixo publicamos:
Bombeiros que são Pais de crianças até aos 3 anos e Bombeiros Pais de bebés que vêm a caminho, visitaram o edifício da Creche Social “ Cantinho encantado” em Tarouca. Vejam só, já nascidos filhos de Bombeiros são 15, e a caminho (conhecidos) são mais 7.
Todos estão muito felizes porque a Instituição onde colocam a sua vida, ao serviço dos outros cidadãos, criou-lhes condições para terem os seus filhos num espaço lindo, acolhedor, extraordinariamente bem equipado e a custos bem mais adequados.
Tarouca fica mais feliz porque os seus Bombeiros estão mais felizes.
Todos sabemos da importância dos gestos de cidadania que, os Homens e Mulheres Bombeiros Voluntários, fazem á sociedade.
A Instituição Bombeiros e os seus dirigentes cumprem assim a missão de proporcionar a este Corpo de Bombeiros Voluntários uma vida mais facilitada para que o possam ajudar a si e aos que ama, nos momentos mais difíceis da vida, socorrendo.
A Instituição Bombeiros nunca pretendeu concorrer com nenhuma das várias Instituições prestigiadas neste concelho. Mas tão-somente levar a cabo um projeto que ajude os Bombeiros, os Associados desta Instituição e também abrindo as portas a todas as pessoas que o desejarem. Este é claramente um projeto diferente, com uma nova filosofia de gestão.
Não são os cidadãos que terão que se adaptar às Instituições, mas sim as Instituições é que deverão ir ao encontro das necessidades dos cidadãos.
Para que a creche social “ Cantinho Encantado” tenha a gestão total da PSB- Projetos Sociais nos Bombeiros, seria bom que o protocolo de cooperação com a Segurança Social se concretizasse. Acredito que os organismos públicos não deixarão de estar sensíveis a este objetivo. Sinto que os dirigentes no Distrito de Viseu da segurança social saberão perceber esta realidade incontornável.
Sinto-me muito feliz também, confesso que até um bocadinho orgulhoso, porque contra ventos e marés, este projeto está concretizado. Os Bombeiros esperam dos seus dirigentes determinação e força para os defenderem e lhes criarem as melhores condições técnicas e pessoais. Eles sabem que sempre contaram comigo e com todos os Corpos Sociais e também sabem que estaremos sempre na linha da frente para os defender e ajudar.
Não importa algumas das coisas que alguns, poucos, vão dizendo, importa-me sim o que se vai fazendo. Fazemo-lo com um espirito de missão. Não o fazemos contra ninguém, fazemo-lo a favor de muitos cidadãos deste concelho e desta região.
Os projetos Sociais dos Bombeiros de Tarouca são já um exemplo a nível nacional e não se resumirão só a esta valência creche social. Outras dinâmicas estão a organizar-se, como por exemplo o Ponto Vida – apoiar e acompanhar idosos em situação de solidão; também a Escola da Cidadania.
Sabemos para onde queremos ir, temos consciência que não se poderá fazer tudo de uma só vez. E, andar devagar á caminhar com passos certos e cautelosos.
Sejam felizes também e uma boa maneira é participando nestas Instituições de uma forma ativa e empenhada. A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Tarouca e a sua instituição filha que é a PSB – Projetos Sociais nos Bombeiros IPSS, estão de braços abertos para acolher todos sem exceção.
Queremos todos os cidadãos connosco, num verdadeiro abraço Humanitário e Solidário.
Sem comentários:
Enviar um comentário