Google

Viseu com Gosto: Descobrir a melhor cidade de Portugal!

 A historia vive por aqui e faz-se sentir nas ruas estreitas, nos antigos edifícios, nos granitos que marcam a arquitetura desta antiga urbe. Considerada a melhor cidade para viver em Portugal pela Deco, vale a pena conhecer os encantos de Viseu..

É a capital das beiras e assume esse protagonismo com orgulho. Viseu é uma cidade multifacetada, verde, a que só falta mesmo o mar, dizem os seus orgulhosos habitantes. A toma conta da cidade, lá do alto, observando as suas ruas com história, os museus, a dinâmica cultural, os espaços verdes onde apetece passear e uma gastronomia típica de fazer água na boca. Por tudo isto, Viseu é um destino a não perder, onde pode usufruir de um sem número de experiências.
Neste que é um dos mais completos destinos turísticos do país, e simultaneamente considerada pela Deco a melhor cidade para viver em Portugal, é possível respirar ar puro, revisitar a história, descobrir o património, usufruir da cultura ou dedicar-se à aventura ou ao lazer. A completar esta oferta apetecível estão os confortáveis hotéis da região, que têm em vigor uma promoção especial que promove a região ao mesmo tempo que oferece preços mais acessíveis, no âmbito da campanha Viseu com Gosto.
Gostar de Viseu
Não é difícil gostar desta cidade simples, que reúne no seu núcleo tantos pontos de interesse. Também conhecida como a cidade das rotundas, pela quantidade destes equipamentos que existem um pouco por toda a cidade, é aqui que decorre a feira mais antiga do país, a Feira de São Mateus, e que se disputa o berço do corajoso soldado Viriato.

Ao chegar a Viseu avista logo a , o lugar cimeiro para onde confluem todas as ruas do centro da cidade. Não deixe de as percorrer descobrindo um pouco da história do local em várias marcas ainda hoje presentes, como é o caso da Porta dos Cavaleiros. Sente-se num dos bancos do Rossio, a apreciar a movimentação da cidade à sombra das árvores, aprecie o impressionante painel de azulejos que enche toda uma parede desta praça e depois deixe-se envolver pelas ruas que vão até à Sé, passando também pela Rua Direita (que de direito tem apenas o nome). A rua comercial por excelência da urbe vai dar ao Teatro Viriato, centro nevrálgico da cultura em Viseu. Mas é à volta da Sé que pode descobrir agradáveis esplanadas, alguns restaurantes, lojas típicas e bares. Aqui pulsa a vida noturna de Viseu.
Há diversos pontos de interesse a nível de património na cidade. A arte e os monumentos sacros representam um importante papel, demonstrado no Museu Grão Vasco e em diversas igrejas, como é o caso da própria Sé de Viseu, a Igreja da Misericórdia, a Igreja dos Terceiros, a Igreja do Carmo, e a Igreja de Santo António entre diversos outros templos.
Se prefere espaços verdes, mesmo sem sair da cidade, deixe-se envolver pelo agradável Parque do Fontelo e conheça também a Cava de Viriato, acampamento fortificado que funcionava como ponto de vigia e de defesa para os romanos.
 À mesa
Os enchidos, a carne de porco, o cabrito, a vitela e o coelho, o bacalhau e as trutas são alguns dos produtos mais utilizados nesta região que se servem a todas as mesas. Prepare o estômago, porque aqui os pratos são densos e bem regados pelos vinhos da região de Dão-Lafões. Vitela e cabrito assados, coelho, arroz de salpicão, trutas de escabeche, bacalhau assado, entrecosto com grelos e chouriço e rancho à moda de Viseu são alguns dos pratos mais típicos, de que não fogem as exigentes mesas beirãs. Aqui também se usam as bolas, que podem ser de carnes, bacalhau ou sardinha. Nas sobremesas predomina a tradição: o arroz doce, o pão-de-ló e os deliciosos viriatos que se podem comer quentinhos em várias pastelarias da cidade.

Férias em grande, custo mais pequeno
No âmbito do programa Viseu com Gosto, a cadeia de hotéis Montebelo, que dispõe de várias unidades na cidade, propõe uma série de programas cujo mote é a diversidade. A oferta, adaptada a diferentes públicos, tem um denominador comum: Quanto mais noites reservar, maior desconto terá para as suas férias. A juntar ao conforto dos hotéis Montebelo estão  também uma série de atividades de entretenimento a dois, com amigos ou em família. Os programas são variados e podem ser dedicados à cultura, ao romance, à família, aos prazeres da boa mesa, mas também ao relaxamento total de um Spa, à descoberta da Vista Alegre, da vida rural, das vindimas ou da arte local.
Os preços variam entre os 102 euros (3 noites no Hotel Príncipe Perfeito)  e 299  euros (7 noites na Casa da Ínsua) por pessoa.
Saiba mais sobre a campanha 'Viseu para todos os gostos' no Facebook da iniciativa ou consulte as propostas apetecíveis para este verão dos Hotéis Montebelo
 Onde dormir em Viseu:
Montebelo Viseu Hotel & Spa
Casa da Ínsua
Montebelo Aguieira Lake Resort & Spa
Hotel Palácio dos Melos
Hotel Príncipe Perfeito
Onde comer em Viseu:
Casa Arouquesa
Clube de Caçadores
Muralha da Sé
O Cortiço
Póvoa Dão


E mais!
Roteiro: À descoberta dos trilhos e sabores da região do Dão!
(Fonte: Portal Sapo / Escape)

Sem comentários:

Enviar um comentário