O contributo da Psicologia a nível escolar abrange um leque
diversificado de áreas às quais o profissional deve dar resposta, de
entre as quais se destacam o apoio psicopedagógico, orientação escolar e
profissional e apoio ao desenvolvimento do sistema de relações da
comunidade escolar. As principais funções do psicólogo escolar são:
intervir a nível psicológico e psicopedagógico na orientação e apoio dos
alunos, promovendo a cooperação de professores, pais e encarregados de
educação em articulação com os recursos da comunidade; desenvolver ações
de orientação vocacional; desenvolvimento de atividades de Educação
para a Saúde, e outros projectos de promoção do sucesso escolar.
Desta forma, o Serviço de Psicologia do Agrupamento de Escolas de
Tarouca, disponibilizado pela Câmara Municipal de Tarouca, está a dar
resposta às necessidades evidenciadas pela comunidade educativa.
Ao aluno que se encontra no 9º compete-lhe uma escolha quanto ao seu
futuro e que coincide, precisamente, com a fase do desenvolvimento na
qual o jovem se redescobre. Neste sentido, foi desenvolvido o Projeto de
Orientação Vocacional com as quatro turmas do 9º ano de forma a apoiar
89 alunos. O aluno do 12º ano, ao terminar o ensino secundário,
necessita de apoio no processo de escolha quanto ao seu futuro escolar
e/ ou profissional. Para os alunos do 12º ano foi desenvolvida uma
sessão de esclarecimento, com o intuito de transmitir informação
importante num momento em que lhes compete uma escolha que irá
determinar a sua vida futura.
O Serviço de Psicologia colaborou, também, com o PES (Projecto de
Educação para a Saúde) na implementação do projecto “Educação para a
Sexualidade e Afetos” nas três turmas do 5º ano. A implementação deste
Projecto constitui uma experiência de sucesso uma vez que se acredita
contribuir-se para que estes jovens possam assumir um comportamento
responsável e assertivo.
Avaliar/ intervir na diversidade de pedidos e problemáticas das
crianças e jovens, cujas solicitações ora provenientes dos encarregados
de educação ora dos professores, constitui o grande grupo de trabalho de
um psicólogo inserido em contexto escolar. Durante este ano letivo
cerca de 40 alunos beneficiaram deste tipo de apoio, por apresentarem
problemáticas ora ligados ao domínio escolar – dificuldades de
aprendizagem, problemas de sala de aula, de competências de estudo, ora
relacionados com outros domínios, papéis e contextos de vida –
relacionamento interpessoal, problemas emocionais e relação com a
família. Registou-se uma evolução positiva dos alunos acompanhados,
havendo uma melhoria ou extinção dos comportamentos/situações
despoletadoras do pedido de intervenção.
Estando cientes que a intervenção em contexto escolar não se limita
às ações aqui descritas, optou-se por referir estas por serem as
consideradas prioritárias.
Com todo o trabalho desenvolvido acredita-se estar a contribuir para
uma escola inclusiva e de qualidade, que providencia o combate ao
absentismo e abandono escolar, promotora de sucesso escolar. O principal
objetivo é, neste sentido, contribuir para o desenvolvimento integral
dos alunos e para a construção da sua identidade pessoal.
(Fonte: Municipio Tarouca)

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