Google

“CISTER NO DOURO” NO METRO DO PORTO

O Museu de Lamego, o projeto Vale do Varosa e a Direção Regional de Cultura do Norte inauguram no próximo dia 10 de outubro, na estação de metro do Porto da Casa da Música, a exposição “Cister no Douro”.
Trata-se de uma instalação multimédia, destinada a divulgar a herança histórica, cultural, arquitetónica e artística legada pela presença desta Ordem monástica na região.
Até 9 de novembro a estação da Casa da Música promete ser um espaço diferente, dominado por seis testemunhos materiais das comunidades cistercienses instaladas durante a Idade Média e o período moderno a sul do Douro, duas casas femininas e quatro masculinas: Tabosa, Arouca, S. João de Tarouca, Santa Maria de Salzedas, São Pedro das Águias e Santa Maria de Aguiar.
Todas, à exceção de Tabosa, fundadas no rescaldo da reconquista e sob a matriz “Ora et Labora”, colocaram a espiritualidade ao serviço de Deus, mas também do conhecimento, possibilitando o avanço de novas técnicas, instrumentos e saberes que, no caso do Douro, se revelaram fundamentais para a excelência hoje reconhecida como Património da Humanidade.
De acesso livre, “Cister no Douro” promete divulgar um território histórico, um património único, numa experiência de som e imagem. A inauguração está agendada para as 22h00 do próximo dia 10 de outubro.

Sem comentários:

Enviar um comentário