Google

Dia Da Protecção Civil na Escola




O Serviço Municipal de Protecção Civil (SMPC), em colaboração com o Clube de Protecção Civil da Escola Básica 2,3/S de Tarouca comemorou, no dia 5 de Abril, o dia da Protecção Civil.
Pelas 9:30h realizou-se um simulacro de incêndio num dos pavilhões, obrigando à evacuação de toda a escola e à activação do plano de emergência interno. Estiveram envolvidos o SMPC, os Bombeiros Voluntários de Tarouca e a GNR. No local assistiram à realização do exercício o Sr. Presidente da Câmara, o Sr. Director da Escola e o Sr. Comandante dos Bombeiros.
Seguiu-se uma exposição que contou com a participação da Autoridade Nacional de Protecção Civil, do Governo Civil de Viseu, Bombeiros Voluntários de Tarouca e Guarda Nacional Republicana.
A Autoridade Nacional de Protecção Civil colocou no terreno um veículo de comando táctico e comunicações, proporcionando aos visitantes a deslocação ao interior do mesmo e a percepção dos equipamentos ao dispor de quem comanda um incidente e como o faz.
Os Bombeiros deslocaram a sua Equipa de Intervenção Permanente para a escola, bem como os meios que lhe estão afectos, fazendo as saídas de emergência a partir do local. Os muitos bombeiros presentes explicaram às crianças e jovens para que missões eram indicadas as seis viaturas em exposição, permitindo-lhes entrar no seu interior, manusear algumas ferramentas e explicando-lhes a sua utilidade. Demonstraram ainda técnicas de socorrismo.
A Guarda Nacional Republicana colocou no local um total de seis viaturas das suas várias áreas de intervenção. O Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente procurou sensibilizar a população escolar para os problemas ambientais. O Grupo de Intervenção de Protecção e Socorro expôs os materiais que utiliza em situações de emergência de protecção e socorro, designadamente nas ocorrências de incêndios florestais ou de matérias perigosas, catástrofes ou acidentes graves. Por sua vez a equipa cinotécnica fez duas demonstrações com os seus cães em situações de busca e salvamento e detecção de explosivos.
Durante a manhã decorreram em contexto de sala de aula, direccionadas para alunos do 9º ano de escolaridade, quatro acções de sensibilização sobre: a Actividade da Autoridade Nacional da Protecção Civil da ANPC; Segurança Rodoviária da responsabilidade do Governo Civil de Viseu; Prevenção de Incêndios Florestais da responsabilidade do Serviço Municipal de Protecção Civil e, por fim, a Guarda Nacional Republicana fez uma intervenção sobre a evolução histórica do seu papel na sociedade.
A promoção desta actividade na escola teve como principal objectivo envolver toda a comunidade e sensibilizar os jovens e crianças para o papel que cabe a cada agente de Protecção Civil presente no Concelho. A receptividade das crianças e jovens a esta iniciativa impõem-na como uma diligência a repetir.

Sem comentários:

Enviar um comentário