Google

Tarouca festejou o Dia do Emigrante


Tal como tem vindo a acontecer desde 2009, o Município de Tarouca dedica o dia 10 de maio ao Emigrante, promovendo, ao longo o dia, um conjunto de iniciativas que homenageiem os emigrados tarouquenses espalhados pelo mundo. Este ano, a iniciativa estendeu-se por mais um dia de comemorações.
No dia 10 de maio, dia oficial no concelho dedicado ao Emigrante, logo pela manhã, junto à Estátua do Emigrante, monumento carregado de grande simbolismo para o concelho, foi depositada uma coroa de louro. No momento, na sua breve alocução, o Presidente da Câmara Municipal de Tarouca, Mário Ferreira enalteceu, mais uma vez, a coragem daqueles que além fronteiras procuram horizontes melhores, deixando para trás as suas origens, vencendo a saudade, recordando que “este dia é apenas um pequeno gesto que a autarquia presta aos seus munícipes, que ainda sustentam as suas raízes em Tarouca, dos quais muito se orgulha e reconhece mérito”. A este ato seguiu-se a realização, na Igreja Paroquial de Tarouca, da Missa do Emigrante, presidida por Sua Reverendíssima Excelência, Bispo de Lamego, D. António Couto que, como tem sido hábito, contou com a presença do Grupo Coral de Engadina, constituído por tarouquenses radicados na Suíça.
Ainda no dia 10 de maio, no Centro Cívico da cidade, pelas 21h30m, atuou a Orquestra Ligeira da Câmara Municipal de Tarouca com um reportório de qualidade sobejamente reconhecido, a qual foi procedida pela atuação do artista Fernando Correia Marques.
O segundo dia das celebrações registou a atuação do grupo tarouquense “Perfume de Fado”, pelas 21h30m, no Auditório Municipal Adácio Pestana.
Recorde-se que o atual executivo camarário liderado por Mário Ferreira tem desenvolvido, desde há alguns anos, vários mecanismos de apoio ao cidadão emigrante, tendo sido criado, na autarquia, para este propósito, um Gabinete de Apoio ao Emigrante que presta serviços gratuitos relacionados com a Segurança Social, Emprego e Formação Profissional em Portugal, Declarações, Habilitações Literárias, Legalização de Veículos Automóveis e Isenção do Imposto Automóvel e Poupança Emigrante.
(Fonte: Municipio Tarouca)

Sem comentários:

Enviar um comentário