Google

Aumento das temperaturas máximas nos próximos dias


 Aumento das temperaturas máximas nos próximos dias
De acordo com o Instituto de Meteorogia, prevê-se até dia 27 um aumento das temperaturas máximas, com as regiões norte e centro a atingirem valores entre os 30ºC e os 35ºC e a região sul valores superiores a 35ºC, podendo em alguns locais do interior sul ultrapassar os 40ºC. Os níveis de radiação ultravioleta (UV) estarão, também, muito elevados.
Por apresentarem temperaturas elevadas que podem provocar efeitos negativos na saúde, vão estar em alerta amarelo, terça-feira (26 de junho), os distritos de Braga, Bragança, Vila Real, Castelo Branco, Santarém, Lisboa e Setúbal (ver mapa de alertas).
A DGS recomenda a adoção de medidas de prevenção destinadas especialmente a pessoas mais vulneráveis ao calor como crianças, grávidas, idosos e doentes crónicos.
População em geral:
  • Aumentar a ingestão de água ou sumos de fruta natural sem adição de açúcar;
  • Evitar o consumo de bebidas alcoólicas;
  • Nos períodos de maior calor permanecer em ambientes frescos;
  • Evitar, sempre que possível, exercícios que exijam esforços físicos;
  • Evitar a exposição direta ao sol entre as 11 e as 17 horas. Em praias e piscinas, renovar a aplicação de protetor solar de 2 em 2 horas e após os banhos;
  • Fora de casa, utilizar roupa solta, opaca, cobrindo a maior parte do corpo, chapéu de abas largas, óculos com proteção contra radiação UVA e UVB e utilizar protetor solar com fator igual ou superior a 30. Os trabalhadores no exterior devem reforçar a sua proteção, fazendo uma boa hidratação e pausas regulares em locais mais frescos;
  • Ao viajar de carro escolha as horas de menor calor. A permanência de pessoas dentro de viaturas expostas ao sol, especialmente se forem crianças, grávidas ou idosos, deve ser evitada.
Idosos, crianças, grávidas e doentes crónicos:
  • Uma vez que as pessoas idosas são particularmente vulneráveis, é importante que os familiares e vizinhos estejam atentos à necessidade de ingestão frequente de líquidos e de assegurar um ambiente fresco;
  • As crianças com menos de 6 meses não devem ser sujeitas a exposição solar pelo que não se aconselha a sua ida à praia. As crianças com menos de 3 anos deverão evitar a exposição direta ao sol;
  • As grávidas deverão ter cuidados especiais. Devem observar as recomendações de hidratação (ingestão frequente de líquidos), bem como evitar a exposição direta ao sol. Deverão, igualmente, moderar a atividade física.
  • As pessoas que sofram de doença crónica ou estejam a fazer uma dieta com pouco sal ou com restrição de líquidos, devem seguir as recomendações específicas do seu médico.
A DGS ativou o Plano de Contingência para Temperaturas Extremas Adversas em 15 de maio de 2012, em articulação com as autoridades de saúde das várias regiões e outros parceiros relevantes para a sua implementação. O Módulo Calor daquele Plano é um instrumento estratégico, que tem como objetivo promover a proteção da saúde das populações contra os efeitos negativos dos períodos de calor intenso. Para tal, este Plano baseia-se num sistema de previsão, alerta e resposta apropriada, podendo ser alargado em função das condições meteorológicas.
A Divisão de Saúde Ambiental e Ocupacional da DGS disponibiliza uma área específica com recomendações e orientações sobre o verão. Para aceder a essa informação consulte o "Especial Verão" ou ligue para a Linha Saúde 24 (808 24 24 24).
(Fonte: DGS)

Sem comentários:

Enviar um comentário