Google

Apresentação pública da intervenção de recuperação do Mosteiro de Santa Maria de Salzedas – Prémio APOM 2012


No próximo dia 20 de janeiro, pelas 14h30, terá lugar no auditório do Mosteiro de Santa Maria de Salzedas a apresentação pública da intervenção de recuperação realizada no Mosteiro de Santa Maria de Salzedas, recentemente premiada pela APOM – Associação Portuguesa de Museologia.
Integrada no projeto Vale do Varosa, da responsabilidade da Direção Regional de Cultura do Norte e cofinanciado pelo ON.2 O NOVO NORTE Programa Operacional Regional do Norte, a intervenção de recuperação realizada entre 2010 e 2011 no Mosteiro de Santa Maria de Salzedas veio permitir a sua abertura oficial ao público, a  26 de outubro de 2011.
A intervenção incluiu a prévia investigação histórica-arqueológica do edifício, a recuperação arquitetónica dos claustros e da sacristia e a adaptação do antigo edifício da noviciaria a novas funções museológicas. Incluindo ainda o restauro da parte mais significativa do mobiliário e espólio do mosteiro, este último veio permitir a instalação de uma exposição ilustrativa dos seus mais de 700 anos de história, cujos ex-libris são os núcleos de pintura de Vasco Fernandes (Grão Vasco), Bento Coelho da Silveira e Pascoal Parente.
A qualidade da intervenção de recuperação e musealização do Mosteiro de Santa Maria de Salzedas viria entretanto a ser distinguida pela Associação Portuguesa de Museologia (APOM) com uma menção honrosa, na categoria de Melhor Intervenção em Conservação e Restauro, em cerimónia pública no dia 14 de janeiro de 2012, no Museu da Farmácia, em Lisboa.
Pretende-se com a iniciativa do próximo domingo dar a conhecer ao grande público a intervenção realizada, agora premiada. A participação é livre.
Programa:
 14h15 
Receção
14h30
“A intervenção de recuperação do Mosteiro de Santa Maria de Salzedas – Prémio APOM2012”
Por Luís Sebastian (coordenador de projeto)
 15h00
Pausa para café
15h30
“Os últimos livros da biblioteca do Mosteiro de Santa Maria de Salzedas, readquiridos”
Por Padre António Seixeira (Pároco de Salzedas)
(Fonte: Vale do Varosa)

Sem comentários:

Enviar um comentário